O PRINCÍPIO DA TROCA DE PAPÉIS EM VEZ DE COLOCAR CADA PESSOA EM SEU LUGAR, DEVEMOS NOS COLOCAR NO LUGAR DELAS

O PRINCÍPIO DA TROCA DE PAPÉIS EM VEZ DE COLOCAR CADA PESSOA EM SEU LUGAR, DEVEMOS NOS COLOCAR NO LUGAR DELAS


Às vezes quando compartilha um pouco de seu raciocínio com alguém, você muda o seu próprio raciocínio.



A PERGUNTA QUE DEVO FAZER PRA MIM MESMO: TENTO VER AS COISAS A PARTIR DO PONTO DE VISTA DAS OUTRAS PESSOAS?




O sucesso pode proporcionar várias coisas: poder, privilégios, fama riqueza. Mas  não importa o que mais promova, junto com ela chega a necessidade de optar. A maneira de fazer escolha revela nosso caráter. Pessoas prósperas podem usar usar seus recursos em benefício de outras ou apenas de si mesmas. Gente famosa pode usar sua notoriedade para projetar um caráter modelar ou servir a si mesma de maneira egoísta. Líderes podem tomar decisões que influenciem os outros de forma positiva ou negativa. Eles é quem decidem. A TENDÊNCIA NATURAL NÃO É A DE VERMOS A NÓS MESMOS E AOS OUTROS A PARTIR DA MESMA PERSPECTIVA.




Não olhamos para os outros da mesma maneira que olhamos para nós. As pessoas naturalmente se veem à luz de suas intenções, mas avaliam os outros de acordo com suas ações. “Nós nos julgamos pelo que nos sentimos capazes de fazer, enquanto os outros  nos julgam pelo que já fizemos.”


Por natureza, tentamos nos ver de maneira mais positiva possível. E não há problema algum nisso, desde que sejamos honestos. Mas deveríamos dar aos outros o mesmo benefício da dúvida que damos a nós mesmos.QUANDO NÃO CONSEGUIMOS VER AS COISAS A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS OUTROS, FRACASSAMOS EM NOSSOS RELACIONAMENTOS.


Boa parte do conflito pelo qual passamos nos relacionamentos é resultado da nossa incapacidade de ver as coisas a partir da perspectiva dos outros, como a piada a ser ilustrada. Um homem num balão de ar quente percebe que se perdeu. Reduz altitude e vê uma mulher logo abaixo. Desce um pouco mais e grita:- Com licença, pode me ajudar? Prometi a um amigo que o encontraria há uma hora, mas não sei onde estou.- Você está num balão de ar quente – respondeu ela -, aproximadamente 9 metros acima do solo. Está entre 40 e 41 graus de latitude norte entre 50 e 60 graus de longitude oeste.- Você deve ser engenheira – arrisca o balonista.- Sou sim – confirmou a mulher. – Como você sabia?- Bem – explicou ele -, tudo que você me disse está tecnicamente correto, mas não tenho ideia do que fazer com sua informação, o fato é que ainda estou perdido. Francamente, você não me ajudou muito. Na verdade, ainda atrasou minha viagem.- Você deve trabalhar com administração – comentou ela.- Sim, trabalho, mas como você descobriu? - Bem – continuou ela -, você não sabe onde está ou para onde vai. Chegou no ponto mais alto, mas não está com essa bola toda. Fez uma promessa sem ter qualquer ideia de como fazer para cumpri-la , e espera que as pessoas abaixo de você resolvam os seus problemas. O fato é que você está exatamente na mesma posição que estava antes de nos encontrarmos, mas agora, de alguma forma, deu um jeito de colocar a culpa em mim.



Com que frequência você já se flagrou numa situação de conflito com outra pessoa porque enxerga as coisas de uma maneira e ela vê diferentemente? Pense nisso. Se é casado ou casada, você não se vê o tempo todo diante de conflitos em potencial por causa da maneira como os homens e as mulheres naturalmente veem as coisas de formas diferentes? Se tem filhos, já percebeu como a boa parte das brigas acontecem porque eles não veem as coisas da mesma maneira que você vê? COMO TROCAR DE LUGAR


Como você faz para trocar de lugar, para ver as coisas a partir do ponto de vista de outra pessoa? Comece fazendo quatro coisas:1- Deixe o seu território e visite o território dos outros.2- Admita que o ponto de vista dos outros pode ser interessante.3- Examine sua atitude.4- Pergunte aos outros o que fariam em sua situação.



 ← Romanos 8:1